A minha Lista de blogues

A minha Lista de blogues

sábado, 26 de abril de 2014

SUDÃO: EM BUSCA DAS PIRÂMIDES E TEMPLOS DOS FARAÓS NEGROS



19 de Outubro, 2014

Viagem organizada e acompanhada por Álvaro Figueiredo

Este programa de 14 dias convida à descoberta de uma paisagem idílica que se estende ao longo das margens do vale do Nilo sudanês, por cataractas, campos cultivados e a beleza espetactular do deserto do Sahara, seguindo os passos dos primeiros exploradores que por aqui passaram em busca da fonte do Nilo.
Nesta viagem ao passado - ao mundo de Napata e dos faraós negros da XXV dinastia, do lendário reino kushita de Meroe, do cristianismo primitivo de Dongola, e dos califas do Islão, e a um Sudão do presente, que se vive nas ruas, mercados e cafés de Omdurman, Shendi e Karima -  revivemos a forma de explorar o vale do Nilo dos primeiros exploradores e viajantes do século XIX, entre a cidade de Khartum, onde o Nilo Azul e o Nilo Branco se unem, e a Núbia sudanêsa, antiga porta de acesso ao interior Africano. Este percurso pelo Nilo sudanês convida também a visitar algumas das suas maravilhas arqueológicas, como a magnífica colecção do Museu Nacional de Khartum, onde se encontram algumas das antiguidades removidas durante a construção da Grande Barragem de Assuão, e os monumentos faraónicos da Núbia sudanesa, incluíndo o grande templo de Soleb construído pelo faraó egípcio Amenhotep III, o Grande Templo de Amun em Jebel Barkal, as pirâmides de el-Kurru e Nuri, e a capital do antigo reino de Meroe. No norte do país, na Núbia sudanesa, teremos ainda oportunidade de conhecer de perto a cultura núbia, ficando alojados numa casa tradicional núbia, em uma das aldeia locais (vide a nota sobre alojamento no final deste artigo).


Observação importante: durante os últimos meses, um outro país que infelizmente partilha o mesmo nome com o Sudão, o Sudão do Sul, encontra-se em conflicto armado intermitente; felizmente este problema desenrola-se a uma grande distância, não afectando o actual Sudão, incluíndo a região para onde nos deslocamos, situada no extremo norte do país (ver mapa incluído neste programa). Em Fevereiro deste ano, quando visitámos o sudoeste da Etiópia, aí sim, estivemos muito próximo dessa zona de conflito.


Dia 1 (19.10.2014): Lisboa/Khartum – voo Lisboa-Khartum, via Istambul, com a Turkish Airlines.

Dia 2 (20.10.2014): Khartum - Chegada e assistência pelo nosso agente local. Estadia de 2 noites em Khartum, a capital do Sudão. Visita durante a tarde à magnifica colecção do Museu Nacional que inclui alguns dos monumentos removidos do Lago Nasser durante a construção da Grande Barragem de Assuão. Jantar e estadia de duas noites no Hotel Corinthia (5*).
Dia 3 (21.10.2014): Khartum – Continuação da nossa visita em Khartum, incluindo o Museu de Etnografia, o centro histórico de Omdurman, a Casa do Khalifa, o túmulo do Mahdi e o grande mercado de Omdurman. Jantar e estadia no Hotel Corinthia.
Dia 4 (22.10.2014): Dongola – Partida para Dongola, atravessando o deserto ocidental; visita às ruínas arqueológicas de Dongola Antiga, incluindo a igreja copta localizada nas margens do Nilo. Jantar e estadia no Karima Nubian Guest House.
Dia 5 (23.10.2014):  Soleb – Partimos para norteem direcção a Soleb. Almoço durante o percurso em uma das aldeias núbias da região. Depois de atravessar o Nilo a norte da terceira catarata, chegamos a Soleb para visitar o imponente templo construído pelos faraós egípcios da XVIII dinastia, Amenhotep III, e seu filho Akhenaten.  Jantar e estadia em casa tradicional núbia.

Dia 6 (24.10.2014): Sadinga, Ilha de Sai, Soleb – Visita ao Templo de Sadinga e vasta necrópole do período Kushita. Viagem de barco para a Ilha de Sai para visitar o Castelo Otomano e a igreja medieval. Regresso à aldeia núbia para jantar e estadia.


Dia 7 (25.10.2014): Tombos, Kerma  – Partida para sul, em direcção a Tombos para visitar as antigas pedreira de granito de Sebu, repletas de inscrições e gravuras faraónicas; continuação para Kerma para visita ao sítio arqueológico, o primeiro centro político do antigo reino de Kush, contemporâneo do Egipto faraónico.  Jantar e estadia em Selim.

Dia 8 (26.10.2014): Karima, Jebel Barkal – Partida para sul, em direcção a Karima; fim de tarde em Jebel Barkal visitando o Grande Templo de Amun e a montanha sagrada. Jantar e estadia de 3 noites no Karima Nubian Guest House.

Dia 9 (27.10.2014): Jebel Barkal, Nuri, El-Kurru – Dia inteiro de visitas em Jebel Barkal, à necrópole real Kushita de El-Kurru e pirâmides na necrópole real de Nuri, todos estes sítios classificados pela UNESCO como Património da Humanidade. Jantar e estadia no Karima Nubian Guest House.



Dia 10 (28.10.2014): Ghazali, Karima – Partida para o grande deserto de Ghazali para visita às ruínas arqueológicas do mosteiro de Ghazali, datadas do período do reino cristão de Makuria. Regresso a Karima para jantar e estadia no Karima Nubian Guest House.

Dia 11 (29.10.2014): Meroe – Travessia do Deserto de Bayuda em direcção ao sítio arqueológico de Meroe, a antiga capital do reino Meroítico, contemporâneo do mundo greco-romano, classificado pela UNESCO como Patrimóio da Humanidade. Jantar e estadia de uma noite no Meroe Desert Camp.

Dia 12 (30.10.2014): Naqa, Musawwarat, Khartum – Partida para Naqa para visitar o magnífico e bem preservado Templo do Leão e o Templo de Amun, e o sítio arquológico de Musawwarat es Sufra, ambos do período Meroítico. Continuação para Khartum para jantar e estadia de 2 noites no Hotel Corinthia.


Dia 13 (31.10.214): Khartum – Cruzeiro no rio Nilo; ao final da tarde visitamos, mais uma vez, Omdurman, onde teremos oportunidade de assistir ao ritual semanal (sexta-feira, às 17h00) dos dervishes sufis de Omdurman. Jantar de despedida.
Dia 14 (01.11.2014): Khartum/Lisboa – Voo de regresso a Lisboa, via Istambul, com a Turkish Airlines.
Durante o decorrer da primeira parte da viagem no extremo norte do país, pela Núbia Sudanesa, teremos oportunidade de ficar alojados em casa tradicional núbia. Desde a antiguidade faraónica que os núbios constituem a população autóctone do vale do Nilo a sul da primeira catarata em Aswão, ocupando actualmente toda a região do sul do Egipto e norte do Sudão.
Famosos pela sua hospitalidade, os núbios possuem uma cultura ancestral que se reflecte também na sua arquitectura doméstica, contruída com materiais locais, como o tijolo de adobe manufacturado com argila do Nilo, a pedra local e troncos de palmeira. Esta arquitectura perfeitamente adaptada às condições climatéricas da região, utiliza paredes espessas, tectos em cúpola e pátios interiores que protegem do calor exterior e da luz intensa do sol, contribuindo para criar um ambiente interior com uma temperatura mais fresca e agradável. Motivos geométricos tradicionais em cores diversas, e que incluem símbolos apotropaicos, como a mão de Fátima, são frequentemente usados na decoração da porta de entrada e dos espaços interiores, este últimos quase sempre repletos de tapetes e almofadas, pequenas mesas e outros objectos em madeira ou cestaria.
 
 
Em Karima, nas imediações de Jebel Barkal, o alojamento será no Karima Nubian Gest House, um hotel-boutique construído segundo os princípios da arquitectura tradicional núbia. Bem localizado, com uma vista magníica para a montanha sagrada de Jebel Barkal, não podiamos ficar mais bem instalados durante a nossa visita à Núbia Sudanesa.